BRUXISMO E APERTAMENTO DENTAL
O bruxismo e o apertamento dental são movimentos parafuncionais, que podem ocorrer de dia ou à noite, e podem afetar adultos e crianças. Esses movimentos são causados principalmente por estresse, irritabilidade, ansiedade e depressão. O bruxismo e o apertamento dental podem ter sintomas leves e moderados como pequenos desgastes dentários, até sintomas mais severos como enxaquecas e fraturas dentárias.
Os principais sintomas de Bruxismo são:
* desgaste dos dentes e até mesmo fraturas e perdas dentárias.
*dor de cabeça, tipo enxaqueca, principalmente ao acordar.
* tensão e dor cervical (pescoço), que pode se estender até os ombros e costas.
*aumento de lesões cervicais não cariosas e da sensibilidade dentária.
*dor na mandíbula, nas articulações ou na face ao abrir e fechar a boca
*estalos perto dos ouvidos ao abrir e fechar a boca, zumbido e sensação de ouvido tampado.
*abertura limitada da boca
*desvio da mandíbula para um lado e travamento ao abrir e fechar a boca.
O bruxismo pode levar a um funcionamento anormal da Articulação Temporo-mandibular (disfunção da ATM), causando danos aos ligamentos, músculos da mastigação, ossos, dentes e periodonto.
O principal tratamento busca o alívio dos sintomas, e consiste no uso de Placas miorelaxantes (protetores bucais), confeccionados especificamente para cada paciente. Esses aparelhos promovem um relaxamento da musculatura da face, permitem o paciente executar os movimentos de desoclusão, além de funcionarem como uma barreira para evitar o atrito dos dentes. Cabe salientar, que nos casos de maior desgaste dentário, normalmente são necessários tratamentos prévios, que vão reabilitar o sorriso esteticamente, devolver a função mastigatória e as guias de desoclusão.
Outro importante aliado para aliviar os sintomas do bruxismo é a aplicação da Toxina Botulínica (BOTOX) nos principais grupos musculares envolvidos na mastigação e nos movimentos mandibulares. O objetivo da aplicação é diminuir a força e a atividade muscular, reduzindo assim a intensidade do apertamento e do ranger de dentes, e consequentemente a dor e os desgastes dentários. A toxina botulínica tem duração de alguns meses, que pode variar de 3 a 8 meses (dependendo do paciente), necessitando de reaplicação após esse período. Ela não elimina o uso de placas miorelaxantes, mas é uma importante aliada no tratamento de casos mais severos e que apresentam maiores sintomas de dores musculares e cefaleias.
Precisa de ajuda? Agende uma consulta!